Pesquisar neste blogue

sábado, 29 de maio de 2021

Arrabida em sobe desce

Hoje foi dia de inventar uns caminhos... com a sujidade dos copos na tasca do costume, o ponto de encontro foi mais a sul, e à hora marcada lá se encontrou o pessoal para mais  voltinha.

Com a compra do Palacio da Comenda pelos doutores,  a maioria dos caminhos de BTT foram fechados e até o acesso à capela de São Luís, que pertence à paróquia da Anunciada foi vedado.

Após alguns atalhos, lá conseguimos apanhar o caminho para a Vigia e desse chegar à capela, e as vistas continuam deslumbrantes, com a cidade de Setubal e o azul do Sado ao fundo.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Choco frito...

Segundas feiras molhadas

Hoje para variar segunda-feira não foi dia de trabalho, e por isso fomos almoçar um choco à Carrasqueira.
O tempo tem andado esquisito, com aviso amarelo para domingo, a segunda prometia alguma instabilidade, mas nada previa o diluvio no meio dos arrozais, entre a Carrasqueira e a Comporta depois de uma almoçarada de choco.

A volta teve algumas variantes pois o track que  o Narciso e o Saquinho levavam não é o que eu conhecia, entra na herdade do Zambujal por outro caminho diferente do que costumamos fazer.

Além de ter chegado atrasado e esbaforido à ponte do Zambujal, pois a câmara de filmar nova atrapalhou com os suportes no sitio errado, isso a  somar  ao erro de calculo no tempo necessário para fazer os 20km até à ponte deu um atraso de meia hora...

Depois das desculpas, lá arrancamos com o tempo a ameaçar chuva mas agradável para pedalar, com atraso lá saimos a bom ritmo. Falhamos a entrada na linha, pois o mato já tapava a entrada e a conversa fez-nos passar disparados pelo sitio de entrada. Voltamos para trás e lá demos com a falta de rede que permite entrar na linha sem grande dificuldade.

Chegados à linha a seguir á estação do Pinheiro, o track levou-nos para uma estrada de terra batida, que corre paralela à linha, pelo que foi um percurso novo para mim. Abre portão, fecha portão e lá seguimos direito ao rio Sado.

Chegada à ponte, as fotos da praxe, e a saída da linha  para apanhar o portão para a estrada nacional, que depois dá acesso aos arrozais e ao canal de rega que acompanhamos até à Carrasqueira.

O canal está todo novo e o caminho de areia que o acompanhava foi substituído por uma verdadeira "ciclovia" com bom piso e sem muito para contar(uma parte da diversão era não cair na areia)

Só na parte final do canal voltamos ao original "carreiro" que o acompanha, pois ainda não havia obras.

Chegada ao restaurante Pescador na Carrasqueira à hora prevista e entre choco à Algarvia com casca, e choco frito à Setubalense, lá enchemos a pança e carregamos energia para os últimos quilómetros.

Ao pagar a conta, que com a pandemia ficou um bocado inflacionada, começou a ficar mais escuro e finalmente a chover...

No caminho, escusado será dizer, que apanhei uma grande molha, no meio dos arrozais da Comporta, a estrada ficou estranhamente lisa, sem buracos...a agua tapava tudo :-)

O Narciso ligou o turbo e foi pôr-se à lareira em Troia, o Saquinho lá esperou pelo gordo na Comporta, e viemos os dois a tentar bater o recorde dos sapatos com mais água...

Enregelados, lá chegamos a Troia a tempo para o barco das 3 e ainda pedimos para ligar o ar condicionado do ferry, mas os 5euros do bilhete só dá direito a fechar a porta...

Uma volta molhada...mesmo assim abençoada :-)

domingo, 11 de abril de 2021

Moinhos e cascata

Os moinhos e a cascata

Hoje foi dia de voltinha de BTT, as 9 na tasca do costume lá se reuniram 7 artistas do pedal para mais uma volta domingueira.
O Simply, mestre de cerimonias, teve uma indisposição por ter apanhado chuva no sábado e baldou-se...
Cafezinho tomado e lá começa a discussão do costume...para onde vamos?... começamos soft pois não queriam ir para a Arrabida pois a zona caramela é mais plana e cansa menos as cruzes :-)
Lá arrancamos em direção ao campo com o Roger a dirigir as operações e a linha do comboio foi nossa companheira durante os primeiros kms, mas ao fim de 20km de campo, lá chegamos a Palmela...e estar em Palmela e não fazer os Moinhos, é como ir a Roma e não ver o Papa,o trilho passa no cume da Serra do Louro e permite ver até ao estuario do Tejo de um lado e Setubal e o estuario do Sado do outro.
Faltou o fio dental que o pessoal começou a andar de bike tarde e preferem estradões mais largos...fica para a proxima.
Na volta ainda apanhamos a cascata de Alcube com bastante àgua e sempre dá para as fotos da praxe.
Direitos à comenda entre o arame farpado que tudo o que era caminho está fechado e cercado tipo campo de concentração, nem a capela que pertence à igreja escapou...
Mais uma manhã bem passada e aos poucos a forma(que continua redonda) está a voltar, e as voltas a parecerem mais pequenas...

domingo, 4 de abril de 2021

Volta caramela

Hoje foi dia de mais a volta, no sítio do costume porque a tasca da coxa ainda esta fechada, e lá  cheguei atrasado,  porque a forma é redonda e demora mais do que o costume a chegar.

Lá saimos em grupo na direção à linha do comboio, que seguimos durante uns kms até virarmos à direita no meio das vinhas e do campo na direção do Poceirão.

A chegar à linha perto do Poceirão o Simply resolveu dar meia volta ao cavalo e voltar atrás,  e lá tivemos que esperar que desse à costa....

Uma volta por estradões no meio das vinhas onde a única dificuldade é a areia em alguns pontos. Uma volta soft para ajudar a recuperar a forma.